

Discover more from Código Acessível: A Newsletter do Dev Inclusivo
Dicionário de Acessibilidade #5 - E
E
Epilepsia
Condição crônica do sistema neurológico caracterizada por atividade elétrica anormal no cérebro que leva ao funcionamento involuntário do corpo (convulsão).
Contexto
Nem todo mundo que tem uma convulsão ou parece ter uma convulsão tem epilepsia, e a epilepsia pode afetar cada pessoa de maneira diferente.
Cerca de um terço das pessoas com epilepsia vivem com convulsões descontroladas, de acordo com a Epilepsy Foundation. Três milhões de adultos nos EUA e 65 milhões de pessoas em todo o mundo têm epilepsia. Sua prevalência também pode tornar importante que os empregadores entendam.
Pode ser apropriado referir-se às próprias convulsões como eventos epilépticos, mas não é apropriado chamar uma pessoa de "epiléptica". Também é geralmente inapropriado chamar ataques ou ataques convulsivos, pois essas categorizações podem ser imprecisas e ofensivas.
Curiosidades
No famoso anime Pokémon, existe um episódio que foi banido. Ele foi ao ar apenas uma vez na TV Tokyo no Japão em 16 de dezembro de 1997.
O episódio em questão tinha uma cena onde Pikachu usa um choque do trovão destrutivo para parar um míssil cibernético, uma explosão pisca luzes vermelhas e azuis rapidamente.
Esses flashes eram luzes estroboscópicas extremamente brilhantes, com piscadas a uma taxa de cerca de 12 Hz por cerca de 5 segundos em tela quase inteira e, em seguida, por 2 segundos em tela inteira total.
Critérios de Acessibilidade infringidos
Dois critérios do princípio operável, foram desrespeitados, ocasionando assim, diversos efeitos colaterais. Eles foram:
Não pensar em acessibilidade para pessoas fotossensível
Efeitos colaterais do episódio
Alguns espectadores reclamaram de visão embaçada, dores de cabeça, tontura e náusea. Apreensões, cegueira temporária, convulsões e perda de consciência também foram relatados. 685 espectadores, sendo 310 meninos e 375 meninas, foram levados a hospitais por ambulâncias.
Mais de 150 espectadores foram internados em hospitais. Duas pessoas permaneceram hospitalizadas por mais de duas semanas. Outros tiveram convulsões enquanto assistiam a reportagens que reexibiam trechos da cena. Uma fração das 685 crianças tratadas foi diagnosticada com epilepsia fotossensível.
Referências
Te espero na próxima semana. 😊